30 de agosto de 2016

Neonomicon, Alan Moore

Se Lovecraft já é sinônimo de criaturas e histórias incríveis (literalmente), imagina esse nome aliado a AlanMoore! Como já dito no post sobre os autores que inspiram, o sr. Moore transforma tudo que toca em ouro!
           Que Lovecraft é uma referência assumida de Alan Moore, não é novidade. A novidade foi quando Moore lançou uma HQ baseada no universo de Lovecraft, no que poderíamos chamar de uma fanfic sensacional.

A narrativa traz uma investigação do FBI a uma série de assassinados que parecem estar relacionadas com as obras de Lovecraft. Na trama, os agentes a frente do caso resolvem pedir uma ‘consultoria’ a um criminoso para solucionar o caso, bem no estilo "O Silêncio dos Inocentes". No entanto, não seria Alan Moore no roteiro se não tivesse a originalidade característica do autor e, neste caso, o toque de genialidade está no fato de que o criminoso que ajudará a polícia simplesmente só fala na língua dos “Deep Ones”.
Com o desenrolar da história, os agentes descobrem (uma em especial, de forma bem tensa) uma seita macabra que cultua os monstros lovecrafteanos em rituais repletos de orgias e de terrores inimagináveis.
A arte é muito boa e a história incrível (apesar de ser curtinha) e pesada. Justamente por esta última característica, causou uma bela polêmica na época de seu lançamento pelo uso meio exagerado de violência e sexo, especialmente pela parte que envolve um estupro coletivo e super bizarro.
"Neonomicon" não é o melhor trabalho de Moore, que já chegou a dizer que escreveu este roteiro apenas para quitar uma dívida com o imposto de renda. Pela declaração a gente percebe que este não foi um trabalho cujo autor se empenhou tanto, mas Alan Moore é Alan Morre e mesmo suas obras "mais simples" estão acima da média e valem muito a pena a leitura.
             Indico muito essa HQ aos fãs de Alan Moore e também aos de Lovecraft. Aos primeiros por já estarem acostumados a genialidade e até tendências a chocar o leitor, aos segundos por trazer de forma gráfica, uma história que retrata o universo do mestre nos dias atuais de forma brilhante e envolvente, deixando o suspense e o horror em evidência. 




    Share on Facebook Tweet about this on Twitter Share on Google+ Pin on Pinterest Share on Tumblr Digg this Share on LinkedIn

0 comentários :

Postar um comentário