15 de agosto de 2016

Lovecraft: Fear of the Unknown

Há algum tempo, fiz um post com uma pequena biografia de Howard Phillips Lovecraft aqui no blog. Hoje, venho aqui outra vez falar da vida e obra deste autor, mas agora, com uma dica de documentário.


Sempre acabo falando o quão importante foi Lovecraft para a literatura fantástica, mesmo achando que esse tipo de apresentação não é necessária. Para não me estender, vou deixar uma citação que vai dar a dimensão da relevância do icônico autor de Rhode Island:

 Agora que o tempo nos permite olhar para a sua obra com algum distanciamento, parece não restar dúvida de que H.P. Lovecraft permanece insuperado como o maior expoente do horror clássico do século XX. — Stephen King

Hoje sabemos até bastante sobre a vida de Lovecraft, especialmente se atentarmos para o fato de que, por pouco, seu legado não ficou no esquecimento. Para difundir ainda mais a vida e obra do autor, em 2008, o  diretor Frank Woodwark produziu o documentário “Lovecraft: Fear of the Unknown”. Em 90 minutos de documentário, somos apresentados a fatos da vida do autor desde sua infância até a morte em decorrência do câncer intestinal aos 46 anos. Além disso, sua escrita e as peculiaridades desta também são discutidas, bem como o impacto de suas obras para o mundo literário.
Ele que é considerado o pai da literatura de terror moderna se tornou referência para autores que o seguiram, mas não só isso. Lovecraft inspirou cineastas, desenvolvedores de games, desenhistas, músicos e pessoas de vários outros segmentos.  Por isso mesmo, muitos rostos presentes no documentário são de pessoas bastante conhecidas na atualidade que são fãs declarados de Lovecraft e usam seu legado como inspiração. Entre eles, podemos citar Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, John Carpenter, Peter Straub e Caitlin R. Kiernan
Além das entrevistas, o documentário traz algumas imagens do autor (muito embora hajam poucas), cartas enviadas por ele e ilustrações inspiradas em suas criações. Os participantes do documentário falam sobre alguns dos contos mais famosos de Lovecraft que são intercaladas com a narração de trechos dos mesmos. Também toca em temas polêmicos que rondam Lovecraft, como o racismo, xenofobia e anti-semitismo, sem colocar panos quentes, mas sem sensacionalismo.
By Abigail Larson 
Lovecraft: Fear of the Unknown” traz bastante informação, mas diretor consegue fazer com que não fique algo conturbado ou cansativo para o expectador.  Por esta razão, acredito que seja uma ótima fonte de conhecimento ou aprofundamento aos interessados por literatura de horror ou pelo próprio Lovecraft. Recomendo profundamente este documentário .

  A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido. 

O documentário legendado em português é facilmente encontrado na íntegra no YouTube, como você pode ver abaixo. 







    Share on Facebook Tweet about this on Twitter Share on Google+ Pin on Pinterest Share on Tumblr Digg this Share on LinkedIn

2 comentários :

  1. Olá, parabéns pela organização do blog e o ótimo conteúdo. Sobre o documentário,como você bem disse, é simplesmente obrigatório para aqueles que gostam de H.P. Lovecraft ou simplesmente apreciam o gênero. Aproveitando, gostaria de recomendar (caso não conheça) um dos meus contos favoritos do autor e uma pequena reflexão: https://aporexia.wordpress.com/2016/08/15/ex-oblivione-um-breve-passeio-pelo-mundo-sonhado-por-h-p-lovecraft/

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Não conheço este conto, com certeza irei procurá-lo e ler sua análise dele! Obrigada pela recomendação! :)

      Excluir