9 de abril de 2016

Cloverfield - Monstro e Rua Cloverfield 10

Possivelmente o nome "Cloverfield" não lhes seja estranho. Mesmo quem não chegou a ver o filme já deve ter visto alguma menção a ele em algum lugar, especialmente se é fã de suspense e/ou monstros gigantes. 

Cloverfield - Monstro (Eu sei, desnecessauro esse subtítulo, né? Enfim...) é um filme de 2008, produzido por J. J. Abrams e dirigido por Matt Reeves. O filme reúne vários elementos que já despertariam meu interesse: É um suspense, gravado no estilo "Câmera na mão" (found footage) e, ainda, com um toque meio Lovecrafteano, onde aparecem repentinamente criaturas abissais gigantescas.


O enredo do filme é bem simples: Um grupo de jovens dão uma festa de despedida para um amigo que está indo embora para o Japão. Para levar o registro dos amigos, uma pessoa fica responsável por filmar a festa e os depoimentos de cada um para o colega que ficará ausente. Então, acompanhamos a história pelas lentes desta câmera do que está acontecendo na festa. Do meio para o fim, se ouve um grande barulho e notam que algo está muito errado. Ninguém consegue ver bem o que está acontecendo, mas nem as mentes mais férteis conseguiriam conceber que o que está espalhando o caos no meio de Manhattan é um gigantesco monstro. Depois do susto, do tumulto, acompanhamos aquele pequeno grupo tentando escapar daquela situação tensa.

 

É interessante como a atmosfera é construída e como as coisas funcionam bem. O fato de ter um sentido para alguém estar de câmera na mão registrando tudo no começo e assim permanecer quando tudo fica ruim é até aceitável. A falta de informação do pessoal sobre o que está atacando a cidade, quais as dimensões do estrago (em perdas, já que a cidade eles vêem destroçada), o que está sendo feito e planejado para resolver aquilo, é tudo até convincente.

Sem dúvidas teve uma boa dose de inspiração no universo Lovecrafteano e é um dos melhores filmes que já vi com essa proposta. Você mal vê o monstro, afinal, está muito mais preocupado em fugir dele e, mesmo vendo a criatura, custa a acreditar no que está acontecendo.

Se você se interessou pelo filme, eu tenho duas boas notícias: a primeira é que "Cloverfield - Monstro" está disponível na Netflix, então, já está bem fácil pra ver. A segunda boa notícia é que estreou ontem (08/04/2016) o novo filme de J.J. Abrams chamado "Rua Cloverfield 10". Pelo trailer e, obviamente pelo nome, as expectativas de que se tratasse de uma continuação do filme de 2008 se formara, porém isso não foi confirmado.

O legal é que assim como no primeiro filme (que teve uma campanha de marketing focada em deixar o suspense no ar, soltando poucas informações sobre o filme), sobre este novo filme também paira uma interessante aura de mistério, tanto que não se sabe se será realmente uma continuação ou uma spin off do filme de 2008. Na verdade, não temos nem certeza se fará parte do mesmo universo, só o que podemos fazer é especular. 

Eu que já estava bem ansiosa pelo lançamento, fui ver já na estreia e, adianto logo que adorei o filme! Se você quiser dar uma conferida no trailer, só dar play aqui embaixo!



Pelo trailer, você nota que o filme tem essa forte atmosfera de clausura e, pesquisando, vi que o filme originalmente se chamaria The Cellar (algo do tipo "O porão"). O filme conta a história de uma garota que sofre um terrível acidente de carro e acorda presa num lugar parecido com um porão nos dando a impressão que ela foi raptada ou algo do tipo. O estranho dono do lugar lhe conta que a salvou depois do acidente e que estão em seu bunker, pois aparentemente o país sofreu um ataque que ele imagina ser nuclear ou químico e que deixou o exterior inabitável. A garota não sabe bem se acredita na história e a cada nova descoberta dela temos uma visão diferente das coisas.

Apesar da pegada intimista de se passar quase inteiramente dentro de um bunker, a atmosfera de tensão que é construída naquele ambiente sem janelas e com apenas três personagens é incrível. Não temos noção do tempo ou dos dias que se passaram, mas a paranoia que o confinamento traz é muito bem explorada e, ao mesmo tempo em que vemos algumas cenas mais amenas onde a convivência parece mais tranquila e até com alguns alívios cômicos, em outras, não conseguimos confiar na história do anfitrião.



O filme consegue prender bem sua atenção, fazendo você imaginar várias teorias do que está acontecendo e as reais intenções de cada um dos personagens. A ansiedade é cada vez mais crescente e você é constantemente surpreendido pelos acontecimentos e até pelas mudanças de teor do filme, que culminam num final marcante. 

 Bom, acho que vou parar por aqui porque não quero dar spoilers sobre o filme, mas pretendo falar um pouco mais dele em outro momento. Gostei muito de "Rua Cloverfield 10" é a melhor surpresa do ano, até agora. 

Esses são dois filmes que pretendo rever algumas vezes e que recomendo! Se você já viu algum dos filmes que falei aqui, fique a vontade pra dizer o que achou, vou adorar saber! 



    Share on Facebook Tweet about this on Twitter Share on Google+ Pin on Pinterest Share on Tumblr Digg this Share on LinkedIn

6 comentários :

  1. Nossa, mega interessante!
    Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas suuuper por cima, nunca tinha lido uma resenha mesmo sobre ele, e achei super demais. Vou até deixar salvo aqui pr'eu não esquecer de baixar hahahaha
    O filme parece mesmo ser bom. :)

    www.magoevidro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que goste, Tisa!
      Eu devo avisar que sou grande fã desses filmes de monstros gigantes, então, minha opinião não é tão imparcial...
      Recomendo também o Super 8, que também se passa no mesmo universo e é incrível!

      Excluir
  2. PARA TUDOOOOOOO, estava caçando alguma resenha decente de Rua Cloverfield, 10 e vim parar num lugar onde tem Edgar Allan Poe, monstros, Metal e Lovecraft. Moliér, eu simplesmente amei tu, apa cho ney. ♥
    Meu amigo assistiu e falou tão mal do filme que senti vontade de colocá-lo no meio da Centopeia Humana, sabe aquele tipo de pessoa que fala que gosta só pra pagar de entendedor do assunto? Ainda não consegui ver o filme devido a faculdade, como peguei dp em Financeiro então abri mão dos privilégios do cinema e estou louca caçando spoilers. Eu assistir Cloverfield no cinema com uma amiga, cabulamos aula para isso, e desde então confesso que me apaixonei pelo gênero Found Footage. Tanto que cheguei a ter uma paralisia do sono em que via o Clover por cima de mim, minha mams falou que eu estava chorando, ou seja, arreguei. Hahahaha
    Mas saber que Rua Cloverfield, 10 é totalmente diferente do primeiro já aguça os sentidos da louca por monstros. Mudando de assunto, eu li no Filmow que tem um filme chamado Monster, de 2008, onde aparece um octopus no Japão. Fico me imaginando, porque não colocam essas belezuras em sequencias de Cloverfield? Eu compraria todos. Mas agradeço os comentários pelo filme porque estava precisando me reanimar depois do negativismo do meu migo. E eu falei demais, fico tagarela com esses filmes. ♥
    Beijão!

    Blog • DISSE O CORVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, seja muito bem vinda e sinta-se em casa!
      É sempre ótimo poder compartilhar coisas com outros fãs de Poe, metal, Lovecraft!♥
      Adoro filmes de ficção científica, fantasia, apocalípticos e pós-apocalípticos e, quando tem monstros gigantes no meio então... É só alegria! Haha
      Eu espero muito que você goste do novo filme! Achei bem legal a construção da atmosfera e ver como apesar de "não ser sempre o mesmo filme", ele se sai muito bem!
      Não vi esse Monster, mas vou anotar pra ver assim que puder! Obrigada pela dica. ;)
      Ah, não sei se você soube, mas parece que o J.J. está falando que os filmes dele pertencem a um mesmo universo, os dois Cloverfields e o Super 8. Isso me deixou bem animada e ansiosa pelos próximos filmes dentro desse mundo.
      Beijão e até mais!

      Excluir
  3. Nunca vi nenhum dos dois, mas coloquei ambos na minha listinha. Achei a proposta dos dois bem interessantes e espero poder ver em breve ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que goste, Mone!
      Beijo e té mais! ^^

      Excluir