6 de novembro de 2015

Beautiful Darkness, Kerascoët e Fabien Vehlmann

Olá pessoal.

Vim apresentá-los à uma das melhores HQs que li este ano: Beautiful Darkness, dos artistas franceses Kerascoët e Fabien Vehlmann.


Beautiful Darkness conta a história de um grupo de pequenas criaturinhas (miniaturas de seres humanos), que viviam dentro do corpo de uma garota. Até o momento em que suas casas (literalmente o corpo da garota) começam a desmoronar (apodrecer) e esses pequenos seres são obrigados a abandonar a segurança de seus lares e se aventurarem no mundo exterior, com suas inúmeras ameaças.
A primeira vista, a arte gráfica pode dar a impressão de se tratar de uma HQ puramente infantil devido suas linhas simples, cores aquareladas e personagens cartunescos. Contudo, essa impressão se desfaz logo nas primeiras páginas, quando nos damos conta de que o que estamos lendo é bem mais profundo do que um simples conto de fadas. 

De forma preguiçosa, poderíamos comparar essa obra com a estética bizarra do universo de Tim Burton. Digo isso baseado no fato deste diretor ter sido um dos primeiros artistas a misturar o bizarro com o lúdico, criando a beleza distorcida, estilo pelo qual é bastante lembrado. Talvez por falta de uma comparação melhor, eu diria que Beautiful Darkness está mais próxima de Alice in Wonderland, porém, ainda mais cruel. 



Perdidos no mundo selvagem, esses pequenos seres são vítimas de suas próprias ingenuidades. Hora se ajudam, hora se matam, tudo ao sabor de seu egoísmo e vaidade. São como crianças aprendendo a viver no mundo adulto, sofrendo as conseqüências de suas escolhas. A Crueldade contida nesta obra me fez refletir sobre como somos cegos aos perigos que nos cercam. 

Cada personagem tem o seu defeito, e quem não consegue superar-los, acaba por sucumbir a ele. A exemplo a insegura, que deixa-se ser enterrada viva, ou o vaidoso que morre para manter a aparência de valente. Vítimas de sua ingenuidade, a sobrevivência será reservada apenas a quem conseguir amadurecer. 

Indico essa HQ fortemente a todos que apreciam arte sequencial, e garanto que terão uma leitura prazerosa e surpreendente.

É bom dizer que, até o momento da publicação desse texto, a HQ não foi lançada no Brasil, o que acredito ser uma questão de tempo. Contudo, se você estiver muito ansioso pode encontrá-la (em inglês) em uma rápida pesquisa na internet. 


    Share on Facebook Tweet about this on Twitter Share on Google+ Pin on Pinterest Share on Tumblr Digg this Share on LinkedIn

4 comentários :

  1. A HQ parece realmente boa, mas esperarei ela ser lançada no Brasil pra ler em português ^^
    Curti bastante as ilustrações que você postou. Adoro essa mistura do bizarro com o lúdico...
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa não demora pra ter edição em português e aí você vai poder conferir o quanto é interessante a história e a arte!
      Beijão!

      Excluir
  2. Hello!
    Tava perambulando pelos blogs, encontrei o seu e resolvi deixar minha marquinha.
    Confesso que me interessei pelo HQ, mas como não domigo inglês, vou ter que esperar sair por aqui :/
    Voltei recentemente com meus blogs e gostaria de ser sua visita lá, se não for incomodar, é claro.
    www.espinhapunk.blogspot.com
    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Thamiris! Acho que não demora muito pra ela ser traduzida e lançada por aqui...
      Pode esperar que visitarei sim seu blog! ^^
      Abraço e até mais!

      Excluir